Loading…

calibração Qual a diferença entre Calibração Direta e Calibração Indireta?

Calibração

A calibração direta é o método onde é utilizado uma medida materializada aplicada diretamente ao equipamento, para que ele meça esse valor. O valor da medida materializada já é conhecido. Os resultados do equipamento são então comparados com os valores reais das medidas materializadas. Através das repetidas medições são determinados os erros e incertezas. Exemplos de equipamentos calibrados de forma direta: paquímero, balança e micrômetro.

A calibração indireta é o método onde a grandeza a medir é gerada por meio de um dispositivo auxiliar. Dessa forma, são necessários dois equipamentos, onde um servirá como padrão para o laboratório, enquanto o outro será calibrado de fato. O dispositivo auxiliar atua simultaneamente com o equipamento e o padrão. Os resultados obtidos no equipamento serão comparados com as indicações do padrão. Um dos exemplos de calibração indireta são os manômetros.

Portanto, para definir o tipo de calibração ideal para o seu equipamento é preciso levar em conta o tipo de grandeza física do seu equipamento. Ou seja, se a grandeza pode ser materializada, então, provavelmente, a calibração direta será a indicada.

 

 Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gestão Instrumentos de Medição. No Portal ISO, as informações ficam disponíveis para acesso rápido e fácil sobre responsáveis, a data da próxima calibração, o status da última calibração, guarda e proteção dos instrumentos e muito mais. O Portal ISO permite a definição de Critérios de Aceitação de Calibração para a validação automática do instrumento, comparando o critério com a informação do certificado de calibração. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio