Quando se deve realizar a Calibração dos Equipamentos?
A calibração é essencial para que os resultados de medição sejam confiáveis. Portanto, ela deve ser realizada em intervalos regulares. A periodicidade correta deve ser pensada estrategicamente para evitar que o uso do equipamento traga prejuízos ao processo onde ele foi utilizado. Por outro lado, definir um intervalo muito curto pode representar gasto desnecessário.
É obrigatório realizar a calibração quando adquirimos um produto novo; se o equipamento sofrer queda, choque, for exposto à altas temperaturas, entrar em contato com agentes químicos; após a realização de uma manutenção, para garantir que a medição esteja conforme os valores de referência.
Alguns fatores influenciam na decisão sobre a periodicidade ideal para calibrar cada equipamento, como o tipo de equipamento; a tendência do aparelho ao desgaste e instabilidade; condições do ambiente onde é utilizado; maneira como ele é armazenado e transportado; a frequência e severidade do uso. Além disso, leve em consideração as orientações do fabricante; orientações dos organismos de acreditação competentes; a frequência de uso e exatidão da medição.
Não é fácil prever quando um equipamento perderá a condição de calibrado e passará a fazer medições erradas. Entretanto, é uma boa prática ajustar a freqüência de calibração a partir dos dados históricos.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gestão Instrumentos de Medição. No Portal ISO, as informações ficam disponíveis para acesso rápido e fácil sobre responsáveis, a data da próxima calibração, o status da última calibração, guarda e proteção dos instrumentos e muito mais. O Portal ISO permite a definição de Critérios de Aceitação de Calibração para a validação automática do instrumento, comparando o critério com a informação do certificado de calibração. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.