Qual a diferença de Calibração e Aferição?

A calibração é o processo de comparar o resultado de medida de um equipamento com um equipamento padrão de referência. A calibração precisa, obrigatoriamente, responder a alguns critérios e requisitos, como: utilizar padrões rastreáveis pela RBC ou ser feita diretamente em laboratórios acreditados pelo Inmetro; ao prazo de validade da calibração de cada equipamento; emitir o certificado de calibração; identificar, codificar e controlar cada equipamento calibrado; a empresa deve possuir o plano de calibração e realizar treinamento com os colaboradores responsáveis pelas calibrações.
Já a aferição trata-se de uma verificação realizada no equipamento já calibrado, dependendo da sua precariedade. Dessa forma, aferir é verificar se o equipamento está calibrado e ajustado conforme as especificações determinadas pela empresa onde é utilizado. O termo aferição não aparece mais no VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) e não é encontrado na ISO 17025.
Portanto, vemos que, atualmente, calibração e aferição não são a mesma coisa. Na verdade, elas possuem uma ligação e são parceiras na manutenção da confiabilidade dos equipamentos de medição.
Conheça o módulo Calibração do software Portal ISO, uma ferramenta completa para a Gestão de Instrumentos de Calibração. As informações ficam disponíveis para acesso rápido e fácil sobre responsáveis, a data da próxima calibração, o status da última calibração e muito mais. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
Conheça o módulo Laboratório Calibração do software Portal ISO, uma ferramenta completa para a Gestão de Calibração. Ele permitirá o gerenciamento das calibrações pelo Laboratório, com geração dos Certificados de Calibração de acordo com as exigências da ABNT NBR ISO/IEC 17025. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
